quarta-feira, 28 de setembro de 2011

TIRANDO AS DÚVIDAS COM PROFESSOR SAMPAIO-NOVO ACORDO...

FRANCISCO MARQUES SAMPAIO
Licenciado em Letras e Prof. de Língua Portuguesa, Literatura e Redação da EEM Coronel Apoliano e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos

Prezados internautas, nesta semana, escolhemos o assunto NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, tendo em vista as alterações introduzidas na ortografia de nossa língua portuguesa em obediência ao Decreto 6.583/08, assinado pelo então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, promulgando o Acordo Ortográfico, estabelecido entre os países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e Timor Leste).
Lembramos que este Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe tão somente à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, porém é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países. Após anos de discussão e polêmica, a partir de 2009, passa a ter validade.
De forma prática e objetiva, utilizando uma linguagem clara e didática, pretendemos esclarecer as dúvidas acerca das mudanças ocorridas na orografia brasileira, conforme o Novo Acordo Ortográfico (N.A.O.)

Iniciaremos tratando das regras de acentuação gráfica. OK?
Antes disso, queremos lembrar que, atualmente, o nosso alfabeto passou a ter 26 letras, contando com k, w e y.
Outro lembrete: o famoso trema (¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui (graças a Deus!) não se usa mais, tá? Portanto, nas palavras, por exemplos: bilíngue, cinquenta, pinguim, aguentar, aguir, delinquente, sequência, tranquilo, linguiça, linguística o trema foi abolido. Agora, permanece apenas nos nomes de origem estrangeira como Müller, Lück, Bündchen e seus derivados como mülleriano. Entendeu? Então vamos adiante...

REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA – O QUE MUDOU?

Quanto à acentuação gráfica, o Novo Acordo Ortográfico trouxe algumas mudanças significativas que você precisa saber e usá-las adequadamente.
1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Portanto, nas palavras alcaloide, assembleia, apoia (verbo), apoio (verbo), boia, jiboia, colmeia, Pompeia, Coreia, epopeia, estreia, geleia, heroico, ideia, paranoia, plateia, odisseia, joia, estoico, prosopopeia e alcateia não existe mais o acento agudo (´).
Agora, nos oxítonos terminados em éis, éu, éus, ói, óis a regra continua: Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus. Aprendeu? Que bom!...
2. Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo, como baiuca (bai-u-ca), bocaiuva (bo-cai-u-va), feiura (fei-u-ra).
Mas atenção!!! Se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguido de s) nos hiatos, aí o acento permanece, combinado? Então, continue usando o acento nas palavras, por exemplos: tuiuiú, Acaraú, Piauí, baús, Coreaú.
3. Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo (s).
Ex.: abençoo, voo, creem (verbo crer), deem (verbo dar), doo, enjoo, povoo, perdoo, veem (verbo ver), voos, zoo. Agora ficou mais fácil, não é mesmo?
4. Não se usa mais o acento que diferenciava (acento diferencial) os pares pára/para, péla (s)/ pela (s)/ pêlo (s)/ pelo (s), pólo (s)/ polo (s) e pêra/pera.
Não tem como errar mais, mas atente para o significado dentro do contexto linguístico:
a) Ele para (verbo) o carro e vai para (preposição) o acostamento dar uma carona.
b) Ele foi ao Polo Norte, enquanto que o irmão joga polo.
c) Esse gato tem pelos brancos e aquele corre pelos telhados.
d) Comi uma pera todinha.

Atenção!!! As formas pôde/pode e pôr/por permanecem com o acento diferencial. Entendido? Exemplos:

a) Ontem, ele não pôde (pretérito) sair mais cedo, mas hoje ele pode (presente)
b) Vou pôr (forma verbal) o livro na estante que foi feita por (preposição) mim.
E tem também não se esqueça de mais um detalhe: permanecem os acentos diferenciais do singular e do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.) Exemplos:
a) Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros.
b) Ele vem de Senador Sá. / Eles vêm de Senador Sá.
c) Ele mantém a palavra. / Eles mantém a palavra.
d) O prefeito detém o poder. / Os prefeito detêm o poder.
e) O diretor intervém em todas as aulas. / O diretor intervêm em todas as aulas.
Já nas palavras “forma/fôrma”, o acento diferencial é facultativo, você só usa se quiser! Quer um conselho: é bom usar o acento para tornar o sentido das palavras também diferentes, tudo bem?
Ex.: Qual é a forma da fôrma do bolo?
Neste caso, o uso do acento deixa a frase mais clara.

Espero que tenham compreendido as principais mudanças ortográficas impostas no Novo Acordo, no tocante à acentuação gráfica. Lembramos que todos têm de se adequarem a essas regras, pois a Lei já está em vigor. Os livros editados e publicados, além dos dicionários já estão adequados ao N.A.O, além de jornais e revistas. Os professores de língua portuguesa e redação, certamente, já estão seguindo às novas regras de ortografia e acentuação nas redações. Ok?

Na próxima semana, estudaremos o uso do hífen. Até breve. Um grande abraço!
Passaremos a estudar, na próxima semana, o uso do hífen conforme o NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.

4 comentários:

  1. Um espaço interessante para todos nós,parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, em 1964 quando cursei alfabetização as letras W, Y, K, já existiam no alfabeto e agora é que vieram descobrir??? rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Clara, realmente, você tem razão. Antigamente as letras K, W e Y eram usadas (e continuam sendo, mas não incorporadas ao nosso léxico (pertenciam às línguas estrangeiras). Com o uso e com muita polêmica, acabaram se tornando grafemas de nosso abecedário, graças à unificação do N.A.O., que virou lei, entre os países de língua portuguesa. Tudo bem? Abraços.

    ResponderExcluir

Seu Comentario é muito importante para nós

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...