terça-feira, 1 de novembro de 2011

CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA COM PROFESSOR SAMPAIO

Você tem algum cacoete?
Os cacoetes são largamente usados, inconscientemente, na língua falada e muitos falantes não sabem o que significam. Linguisticamente falando, eles devem ser evitados no discurso da linguagem oral.
Kakoethes é, no grego antigo, adjetivo (e não substantivo), cujo sentido usual era “vicioso, enganador”. No latim, cacoetes já significava “mau hábito, mania desagradável”. Atualmente, cacoetes são gestos, trejeitos, hábitos considerados feios ou de mau gosto. Geralmente são comportamentos inconscientes repetidos de modo automático ou involuntário. Caracterizam-se não só pela frequência com que ocorrem, mas também pela forma que não se altera, chegando até, em alguns casos, a contrair músculos.
Na forma de signos linguísticos, os cacoetes assumem as seguintes expressões, que sempre voltam ao longo do discurso:
... né?, tá?, certo?, percebe?, entendeu?, veja bem, viu, pois bem, pois é, então, cara, meu, o que mais? enfim, sabe, tipo assim, no caso de, hum-hum... etc
Quando repetidas em excesso, essas expressões deslocam o foco do conteúdo da mensagem e passam a ocupar o centro da atenção do receptor. Transformam-se em espetáculo à parte e passam a ser motivo de chacota e ridicularização. Por isso, no processo de comunicação, o cacoete tem caráter pejorativo, depreciativo. Como signo linguístico, produz ruído na mensagem. É, portanto, um vício que deve ser percebido, tratado e evitado.

QUEM É PROFESSOR SAMPAIO?
Prof.Sampaio
 Francisco Marques Sampaio (Prof. Sampaio)
Licenciado em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA e Pós-Graduando em Linguística Aplicada na Educação pela Universidade Cândido Mendes-UCAM/RJ.
Professor Efetivo das Redes Estadual e Municipal da disciplina de Língua Portuguesa, Redação e Literatura - EEM Coronel Apoliano e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - NEJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentario é muito importante para nós

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...