Em virtude do dia Nacional da Matemática, as
escolas municipais do Ensino Fundamental II da sede e dos distritos de Senador Sá, aplicaram
neste sábado Letivo, o Projeto dia “D”
da Matemática, ofertando uma aula divertida de Cálculos onde envolvia Gincana e
Jogos.
Cada escola preparou uma sala de aula específica
de Matemática com decoração e muitos jogos matemáticos para receber os alunos
dos 6º aos 9º anos, cada turma teve a oportunidade de permanecer na sala
durante uma aula de 50 minutos e participar da Gincana e dos jogos matemáticos.
SAIBA
MAIS:
6 de maio Dia Nacional da Matemática
O Dia Nacional da Matemática é comemorado em
6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004,
, de autoria da Deputada Professora Raquel
Teixeira. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do
professor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
Malba Tahan era o
pseudônimo do professor de matemática Julio César de Mello e Souza, nascido no Rio de Janeiro no
dia 6 de maio há 110 anos. Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários
de nosso país, o romance O Homem que Calculava, já traduzido em doze idiomas.
Embora tenha publicado ao longo de sua vida cerca
de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da
Matemática e Literatura Infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de dois
milhões de exemplares, pouca gente sabe que ele era brasileiro.
Devemos aproveitar essa data para divulgar a
Matemática como parte do patrimônio cultural da humanidade mostrando que a
Matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelo homem em função de
necessidades sociais. Devemos, nessa oportunidade, divulgar a Matemática como
área do conhecimento humano, sua história, suas aplicações no mundo
contemporâneo, sua ligação com outras áreas do conhecimento e, principalmente,
buscar derrubar mitos de que a matemática é muito difícil sendo acessível
apenas aos "talentosos". Precisamos erradicar a idéia de que a
Matemática é um "bicho-papão", uma disciplina sem vida que só exige
dos alunos memorização de fórmulas e treinamento.
Trabalhando as obras de Malba Tahan é possível mostrar aos alunos que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura podendo ser trabalhada de forma dinâmica e criativa.
As revistas Nova Escola - maio de 2005 (Editora Abril), Revista Educação - nº 95 / março de 2005 (Editora Segmento) e a Educação Matemática em Revista - nº 16 / 2004 (publicada pela SBEM) trouxeram interessantes reportagens sobre Malba Tahan.
Trabalhando as obras de Malba Tahan é possível mostrar aos alunos que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura podendo ser trabalhada de forma dinâmica e criativa.
As revistas Nova Escola - maio de 2005 (Editora Abril), Revista Educação - nº 95 / março de 2005 (Editora Segmento) e a Educação Matemática em Revista - nº 16 / 2004 (publicada pela SBEM) trouxeram interessantes reportagens sobre Malba Tahan.
VEJA MAIS FOTOS DO DIA "D" DA MATEMÁTICA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentario é muito importante para nós