Francisco Marques Sampaio (Prof. Sampaio)
Graduado em Letras e Prof. de Língua Portuguesa e Literatura
"O EX-SENADORSAENSE CAIO MAGALHAES SERÁ ÚNICO CEARENSE A PARTICIPAR DA COPA DO MUNDO DE JIU-JITSU, EM ABÚ DHABI."
A partir da análise linguística do prefixo “ex-“ no título acima, referente à notícia publicada no blog do Prof. Batista, dia 19 de setembro de 2011, ressaltamos o importante uso desse elemento mórfico no processo de formação de palavras em nossa língua portuguesa. Segundo o dicionário Aurélio, o prefixo latino “ex-“ é um elemento mórfico que denota ideia de separação, afastamento, movimento para fora. A palavra que se segue, separada ou não por hífen, passa o sentido “do que já se foi” ou dá ideia de “movimento para fora”
Exemplos.: ex-prefeito, ex-senadorsaense, ex-campeão, ex-presidente, ex-diretor, ex-marido, excluir, excetuar, excretório, exclusivo, expatriar, expelir, expulso, exterior, extrair.
Linguisticamente falando, ao usar o termo “ex-senadorsaense”, o blogueiro com certeza quis passar a ideia de afastamento, separação ou uma pessoa “que já se foi, mas já não é”. O exímio atleta de Jiu-Jitsu Caio
César, pelo fato de ter se afastado ou deixado de morar em sua cidade onde passou sua infância e adolescência, passou a receber, propositadamente pelo blogueiro , o termo “ex-senadorsaense”, não pelo fato de ele ter deixado de ter nascido em Senador Sá, porém fica subentendida a ideia de ter deixado de morar nela, deixado de ter residência fixa nesta cidade.
César, pelo fato de ter se afastado ou deixado de morar em sua cidade onde passou sua infância e adolescência, passou a receber, propositadamente pelo blogueiro , o termo “ex-senadorsaense”, não pelo fato de ele ter deixado de ter nascido em Senador Sá, porém fica subentendida a ideia de ter deixado de morar nela, deixado de ter residência fixa nesta cidade.
Se bem que o título da notícia poderia ser:
"O SOBRALENSE CAIO MAGALHAES SERÁ O ÚNICO CEARENSE A PARTICIPAR DA COPA DO MUNDO DE JIU-JITSU, EM ABÚ DHABI."
Percebe-se claramente o trocadilho (jogo de palavras) utilizado pelo blogueiro ao trocar “sobralense” por “ex-senadorsaense”, levando-se em conta a análise do discurso da mídia favorecendo e enaltecendo Sobral, cidade natal do atleta e sua patrocinadora oficial de Jiu-Jitsu. Nós, senadorsaenses, também ficamos orgulhosos com o sucesso olímpico do atleta Caio César Magalhães Praxedes, ex-aluno de nossa cidade. Parabéns!!! E vamos, certamente, torcer por mais uma vitória no Jiu-Jitsu...
Grande explicação Prof. Sampaio, e muito boa a ideia Prof. Batista de chamar um cara muito profissional para esclarecer as duvidas de português.
ResponderExcluirOlá!!!
ResponderExcluirEstaremos a partir de agora, neste blog, conectados com a língua portuguesa e com os estudos linguísticos, descobrindo, esclarecendo dúvidas, questionando a "tão" complicada gramática normativa, desvendando os mistérios da Linguística, ciência da linguagem. Peço a todos que participem... Estarei sempre à disposição. Um forte abraço.
Prof. Sampaio
Língua Portuguesa, Redação e Literatura
EEM Coronel Apoliano
Provavelmente o João Sorrisão irá estudar um pouco mais a nossa "tão" preciosa língua portuguesa.
ResponderExcluirUma simples e adequada explicação meu caro Sampaio, parabéns.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNão questionei, apenas perguntei. Agora do ponto de vista linguístico e subjetivo vai ficar muito, mais muito complicado para dizer se algo ta certo ou errado. O que eu queria apenas é que os receptores que com pouco estudo como eu recebam mensagens mais simplificadas. Morfologia, linguística para explicar uma postagem. Agora o titulo da matéria deixa uma imensa lacuna para questionamento isso ninguém duvide.
ResponderExcluirO tão questionado João Sorrisão estar postando comentários mais formais, será que ele está estudando mais a nossa gramática...
ResponderExcluir