A falta de chuva neste ano impediu que as plantações de milho e feijão se desenvolvessem em várias cidades do Ceará. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a perda da safra já chega a mais de 50% do feijão e mais de 60% do milho em nosso Estado.
No Ceará cerca de 99 municípios estão em estado de alta vulnerabilidade ou em média alta vulnerabilidade. Ainda segundo dados da SDA, o ano de 2011 registrou a produção de 1,23 milhão de toneladas de grãos, safra recorde que superou a de 2006 em mais de 12%. Diante da situação a expectativa em 2012 é bem inferior.
A estiagem atinge principalmente os pequenos agricultores que são maioria no Ceará. Eles plantam na quadra chuvosa para ter comida durante todo o ano para a família e para os animais. A seca deste ano já está na memória dos homens do sertão do Ceará, que afirmam que a seca atualmente é comparada a 1977, ano em que muitos cearenses tiveram perda total.
O feijão em algumas partes do Estado tem perda menor pois a “seca verde” é mais branda com o feijão porque é uma cultura que precisa de menos água, diferente do milho que precisa de chuva para se desenvolver e está mais frágil às condições severas da estiagem deste ano.
Com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu Comentario é muito importante para nós