A
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ DIVULGA OS RESULTADOS PRELIMINARES DO SPAECE
2016 REFERENTES AO 2º, 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Avaliação
é do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica.
Desempenho melhora nos últimos anos do ensino fundamental.
Apesar dos
avanços verificados nos últimos anos, os estudantes da rede pública de ensino
do Ceará não
conseguiram alcançar índice satisfatório de desempenho segundo análise de
desempenho realizada pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica
(Spaece), em 2016.
Os dados foram apresentados nesta terça-feira (14) no
Palácio da Abolição, pelo governador do Ceará, Camilo Santana, e o secretário
da Educação, Idilvan Alencar.
No 5º ano do
ensino fundamental, por exemplo, a avaliação dos estudantes de matemática e
português ficou no nível intermediário, enquanto que no 9º ano o desempenho
ficou entre crítico e muito crítico em português e matemática, respectivamente.
Os dados
relativos ao 5º e ao 9º ano do Ensino Fundamental, contemplando as disciplinas
de Língua Portuguesa e Matemática, também mostram que o desempenho dos jovens
do 5º ano apresentou crescimento.
Em Língua
Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 39%, enquanto,
em 2008, o percentual era de 6,8%; em Matemática, ficou em 28,1%, diferente dos
3,6% apresentados em 2008.
Alfabetização
na idade certa
O Space aponta que, no ano passado, 74% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental registraram nível desejável de alfabetização. Em 2007, ano de início das atividades do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), 30% dos alunos estavam neste padrão de desempenho.
O Space aponta que, no ano passado, 74% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental registraram nível desejável de alfabetização. Em 2007, ano de início das atividades do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), 30% dos alunos estavam neste padrão de desempenho.
De acordo com o
governo do Ceará houve redução gradativa no número crianças não alfabetizadas
no Estado: enquanto que em 2016, 0,9% dos estudantes estiveram no padrão de não
alfabetizado, em 2007 o registro era de 32,8%.
DEU NO G1
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